quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O Poder do Tambor!


Ao término da apuração dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, o resultado foi o já esperado e o mais justo. A Acadêmicos do Salgueiro Campeã de 2009. Com um desfile absolutamente perfeito, o Salgueiro deu o troco na Beija-Flor, seu algoz em 2008, vencendo este ano com uma diferença de 1 ponto. Este é o 9o título do Salgueiro, sendo o último campeonato há 16 anos com o enredo "Peguei o Ita no Norte".
Desde quando saiu da avenida aos gritos de "é campeã", a vermelho e branco da Tijuca já despontava como favorita, ao lado de Vila Isabel e Beija-Flor. Mas desde o primeiro quesito, o Salgueiro já tomava a dianteira pra não sair mais. Enquanto quesitos como samba-enredo e evolução iam tirando pontos das rivais, o Salgueiro ia abrindo vantagem, deixando a verdadeira disputa emocionate para o posto de 2o lugar, entre Vila Isabel, Beija-Flor e agora Portela. E assim foi até a última nota 10, consagrando a presidente Regina Duran, o carnavalesco Renato Lage e toda a comunidade salgueirense.
Com um enredo simples, porém com uma letra muito fácil e simples, o samba do salgueiro caiu nas graças da galera e foi o diferencial pra toda a escola cantar e abraçar o samba. Falando sobre o tambor, a escola desenvolveu temas desde os tambores africanos até os trios elétricos do carnaval baiano, passando por toda a energia dos orixás e religiões afro, trazendo muito axé pra toda avenida. Assim, de um jeito simples mas muito cativante a Furiosa Bateria arrepiou toda a academia e toda a arquibancada.
PARABÉNS SALGUEIRO!

Um comentário: