domingo, 1 de março de 2009

Parabéns, Rio!


Há 444 anos, pela Baía de Guanabara, o navegador Estácio de Sá desbravava a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Ao longo dos séculos, a cidade foi se modificando e dona de uma natureza inegável, ganhou o apelido carinhoso de "Cidade Maravilhosa". Maravilhosa na alvorada do Arpoador, na hora do almoço no corrido Centro da Cidade, no pôr-do-sol do Posto 9 em Ipanema e sob o luar da Vista Chinesa na Floresta da Tijuca (maior floresta urbana do mundo!). E se a cidade encanta a quem chega, o carioca faz o papel de melhor anfitrião de todo o planeta. Sempre com sorriso no rosto, o carioca dá seu jeitinho pra tratar bem a todos que chegam por aqui. Capital cultural do Brasil, o Rio de Janeiro sempre teve seu papel de destaque no cenário nacional. Desde a chegada da Corte Real Portuguesa até o Carnaval do Choque de Ordem, o Rio dita moda e tendências. Enquanto Capital da República, o Rio já era parada obrigatória por todos os turistas, mas mesmo perdendo o título de Capital, o Rio continuou sendo a "princesinha dos olhos" do Brasil, ficando encarregada de ser cartão postal e vitrine do Brasil para todo o mundo.

Quer falar do Rio de Janeiro? Lembre-se de Machado de Assis, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Noel Rosa, Cartola, Pixinguinha, Zeca Pagodinha, Beth Carvalho, Portela, Mangueira, Império Serrano, Cazuza, Barão Vermelho. Quer mais? Copacabana e a Princesinha do Mar. Ipanema e sua garota inesquecível, Helô Pinheiro. O mais brasileiro dos estilos musicais - o chorinho. O Pão-de-Açúcar é o cartão de visitas para os viajantes da Baía de Guanabara, o Maracanã é ainda carinhosamente chamado de "maior do mundo" e palco de inesquecíveis jogos e o Cristo - Ah, o Cristo Redentor! O que falar de uma imagem que está de braços abertos, abençoando a vida e o dia-a-dia de todos aqueles que pisam neste solo sagrado. Como esquecer do maior carnaval do mundo? O carnaval da Sapucaí e agora o renovado carnaval de rua, com mais de 400 blocos e muita alegria na rua. E por falar em festa, o Rio de Janeiro é o melhor lugar para se fazer amigos. Você joga um "altinho" em Ipanema, toma um chopp gelado no Jobi e na night, o que não faltam são opções: as boates de "patys" e "plays", o funk carioca que "desceu" o morro ou ainda o mais carioca dos bairros - a Lapa. Berço do samba, a Lapa hoje é o lugar mais eclético pro povo mais diversificado do Brasil. Do samba de gafieira ao hip-hop americano, passando ainda pelo forró universitário, o reggae, o chorinho, o funk e tudo quanto é tipo de estilo musica, a Lapa é diversão barata e garantida para cariocas e turistas.

Claro que o Rio de Janeiro, ao longo de seus 444 anos, infelizmente adquiriu vícios tenebrosos de qualquer metrópole. A violência assombra a população, a desordem pública é combatida desesperadamente pelo Choque de Ordem, o trânsito ganha status de "praga paulista" e todos os tipos de poluição assolam a natureza maravilhosa e abençoada da cidade.

Mesmo com tantos problemas, não é qualquer um que chega aos 444 anos com tanta alegria, com tanta vontade e desejo de se tornar cada vez mais belo, mais receptivo e mais aconchegante a quem está apenas de passagem.

O Rio já foi cantado em verso, prosa, declamado em sonetos e crônicas magníficas. Mas poucas palavras conseguem traduzir o sentimento de quem vai até o Cristo Redentor, ou se banha no mar de Copacabana, Ipanema e Leblon, de quem tem o prazer de contemplar, do alto do Pão-de-Açúcar aquela cidade descoberta por Estácio de Sá e abençoada por São Sebastião.

Obrigado, Rio! Parabéns, Rio!

Um comentário:

  1. Mais uma notícia de violência me chocou essa manhã.
    Marcelo Yuka,ex-baterista de O Rappa,foi,mais uma vez,assaltado na tijuca. E no mesmo lugar onde,no ano 2000,levou 2 tiros que acabou deixando-o paraplégico.

    Eu mesma já fui vítima dessa violência urbana por 2 vezes.

    Sinto-me privilegiada em ter nascido e morar nessa cidade,porém,muitas das vezes,envergonhada por esta cidade apresentar tais problemas.

    Muito triste mesmo!!

    ResponderExcluir