quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Choque de Ordem

Amigos e amigas, desde o dia 5 de Janeiro de 2009, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes estabeleceu o "choque de ordem" na cidade. Pois bem. Um mês e vinte dias após a "marca" do choque, a demolição de um prédio irregular no Recreio, a cidade continua precisando de um choque! Muito por parte da população, mas muito também pela falta de opções dadas pelos governantes aos atingidos pelo choque. Vamos fazer um breve resumo das medidas do Prefeito: Proibido a venda de produtos por ambulantes em locais proibidos, ou seja, não é permitido mais camelôs nas praias, nas calçadas, etc. Proibido a venda de bebidas alcoólicas no Maracanã em dias de jogos e ao redor do estádio em algumas ruas, inclusive por estabelecimentos legalizados para tais vendas. Ou seja, aquela social antes dos jogos, aquele aperitivo pra matar a sede também está proibido. E aumento da fiscalização da Guarda Municipal para estacionamentos irregulares e desordens públicas. Ok. Entendi. Agora vamos ao que realmente acontece. Os ambulantes continuam circulando e vendendo seus produtos, porque não tem como a Guarda Municipal fiscalizar 24hs por dia todos os locais da cidade, sendo assim, apenas aqueles lugares "mais importantes" estão sob forte vigília, isto é, Zona Sul, Barra e Recreio. O resto da cidade apenas sofre alguns retoques na maquiagem. A venda das bebidas no Maracanã continua sendo bem rígida e acho que até está certo, porém não pelo motivo alegado, que foi para coibir a violência nos estádios. Ora, quem conhece um pouquinho de futebol (ou infelizmente, fora do futebol também) sabe que a violência não está nem um pouco relacionado com vendas de bebidas alcoólicas mas sim é uma questão de segurança pública. E a questão dos estacionamentos beira ao ridículo. Tá certo em proibir o estacionamento ilegal, não pode estacionar nas calçadas, nem em fila dupla, mas estacionar onde?? Esses dias fui a praia e não tinha local pra estacionar. Os Guardas Municipais com seus bloquinhos furiosos e os PMs estáticos para coibir outros delitos não se importavam com os diversos flanelinhas fujões que apareciam para conseguir uns trocados e fugiam assim que avistavam qualquer tipo de autoridade. Ou seja, eu pergunto: Onde estacionar?? Sugiro assim um choque de ordem na cabeça do prefeito Eduardo Paes e do secretário de ordem pública Rodrigo Bethlem para que se vai fazer, faça direito! Choque de ordem para alguns e falta de opções para a população é que não pode!

3 comentários:

  1. Isto não é verdade!!!! Hoje, dia 27 de fevereiro o choque de ordem fez um bom trabalho na Av. Brasil, que é uma bagunça!!!
    Afinal, decidam-se, o que vcs querem? Se o choque de ordem atua na Av. Brasil as pessoas dizem que eles são contra os pobres e que que perturbam as pessoas de "bem e trabalhadoras" e se fazem na Zona Oeste ou Zona Sul eles tb questionam?!

    O fato é que,a cidade está uma bagunça há tempos e q as pessoas se acostumaram com essa bandalha.

    E aproveitando o comentário para elogiar a bela iniciativa de fazer o show em comemoração ao aniversário da cidade na Comunidade Cidade de Deus e não na zona sul! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Mas juh, ninguem disse que eles não fazem ações na zona norte! O q foi dito é q nessas áreas não existe CONSTANTE fiscalização, como ocorre na Zona Sul e na Barra (diga-se de passagem tb, fiscalização apenas durante o dia!). Essa ação que vc bem relatou na zona norte, foi na altura da FioCruz, em Manguinhos, onde o viaduto é uma baderna e ela foi realizada anteriormente no dia 20 de Janeiro. Meu questionamento é: Por que nao fazer essa fiscalização diária, pra evitar a bagunça?

    Concordo com vc que a cidade está uma zorra há tempos e os cariocas são absurdamente mal-educados, vide os "foliões" que não usam banheiros químicos!

    Concordo também com a iniciativa em fazer o show na CDD, agora tem q colocar ordem tb em todas as favelas, será que vou chegar a ver isso??

    Bjão!

    ResponderExcluir