domingo, 15 de março de 2009

Disputa Internacional


Neste domingo, na orla de Copacabana e Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, cerca de 300 pessoas fizeram um manifesto pela permanência do menino Sean Goldman, de 8 anos, no Brasil.
Mais ou menos há umas 2 semanas, começou a sair nos noticiários brasileiros, pequenas notas falando sobre a disputa jurídica pela guarda do menino. Disputada pelo pai biológico, o americano David Goldman e pelo padrasto e avós maternos da criança, aqui no Brasil. Com o passar das semanas, os noticiários foram aumentando, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, chegando inclusive a entrevista, ao vivo, em grandes emissoras americanas. Sites partidários dos dois lados contam as suas versões e outros casos de "sequestros" internacionais. O ápice dessa guerra foi quando o assunto foi discutido pelas maiores autoridades dos dois países, no encontro que ocorreu nesta sexta-feira e sábado, nos Estados Unidos, entre os presidentes Lula e Barack Obama.
Na verdade, acho uma "viagem" total esse caso ter essa repercussão, tomando dimensões diplomáticas. A secretária de Estado americano, Hilary Clinton, tomando partido pelo pai biológico e o Itamarty achando que a família brasileira tem razão. Mas uma coisa me chama a atenção. No meio desse disse-me-disse entre os adultos, a versão da criança ainda não foi ouvida. Não sei qual valor jurídico isso teria, mas não seria mais fácil, fazer uma audiência entre ambas as partes e perguntar claramente para a criança com quem ela quer ficar e estabelecer a partir daí uma guarda compartilhada?
Sinceramente, acho um super dimensionamento específico de um único caso, quando todos sabemos que esse tipo de disputa internacional por guardas de crianças são muito comuns.

2 comentários:

  1. Oi,Alê!! O Sean Goldman é aluno de uma amiga minha na EARJ e ela me disse que está uma confusão na porta da escola desde que começaram os protestos. Ela também me disse que o garoto é ótimo e está super adaptado ao Brasil e a sua família Brasileira e que não quer ir morar com o pai,que é um desconhecido para ele.
    Te mantenho informado,ok???
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Por favor, Viviane. É um caso interessante pela falta de transparência com q estão sendo noticiadas as informações e seria legal vc postar as novidades do caso.
    Bjs

    ResponderExcluir