domingo, 6 de fevereiro de 2011


Neste domingo, Fluminense e Botafogo fizeram um belíssimo clássico, completando a 6ª rodada da Taça Guanabara, o 1º turno do Campeonato Carioca. Com os dois times praticamente classificados para as semi-finais o público não foi digno de um clássico tão tradicional e importante no cenário carioca e brasileiro. Assim, as atenções se voltaram para os dois artilheiros, Fred e “Loco” Abreu e para a definição de quem ficaria com a primeira colocação no Grupo B, “fugindo” assim de um confronto imediato com o Flamengo, de Ronaldinho Gaúcho.

O jogo que começou morno, logo pegou fogo com um belo gol de falta de Renato Cajá, o camisa 10 alvinegro. E pouco tempo depois, o mesmo Cajá bateu outra falta que passou raspando a meta tricolor. Pelo Fluminense, a novidade era Rafael Moura, que vai substituir Fred na estréia da Fluminense na Copa Santander Libertadores 2011. E a novidade se fez presente rapidamente, empatando e virando o placar favoravelmente ao Tricolor das Laranjeiras. Além dos três gols no primeiro tempo, o juiz Gutemberg de Paula começou a roubar a cena do clássico, expulsando Valência, pelo Fluminense e Marcelo Mattos, pelo Botafogo, em clara compensação numérica. O detalhe no caso da expulsão do jogador tricolor foi o fato do uruguaio “Loco” Abreu, do Botafogo, discutir asperamente com o árbitro e quase bater no juiz, recebendo apenas o cartão amarelo.

No segundo tempo, o trio de arbitragem se mostrou ainda mais confuso. Isto porque o Botafogo sofreu um pênalti desperdiçado por “Loco” Abreu, batendo de “cavadinha” e o juiz no lance seguinte dando outro pênalti favorável ao Glorioso, gerando revolta geral nos jogadores tricolores. Para “acalmar” os tricolores, o árbitro passou a distribuir cartões amarelos aos “guerreiros” tricolores deixando-os completamente fora de combate. Aproveitando a irritação tricolor, Renato Cajá deu excelente passe para o argentino Herrera, no meio da zaga tricolor, virando novamente a partida, agora favoravelmente ao Botafogo. A partir daí, quem tomou conta do jogo foi o brilhante goleiro Jeferson do Botafogo. Pegou tudo e deu números finais ao clássico “Vovô”.

Agora, o Botafogo é o líder do Grupo B e faltando apenas uma rodada para o fim da fase de grupos da Taça Guanabara, fica muito perto de pegar o segundo colocado do Grupo A, que com certeza não será o Flamengo. Já para o Fluminense, resta se preparar para uma sequência de batalhas: quarta feira estréia no grupo da morte da Copa Libertadores 2011 contra o Argentinos Juniors, da Argentina, no Estádio Olímpíco João Havelange e já começa a pensar mais seriamente em como parar Ronaldinho Gaúcho e companhia na semi-final da Taça Guanabara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário