segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Samba Atravessado


Há exatos 29 dias do Carnaval, a semana começou muito mal para 3 locais de muita tradição no samba (Madureira, Ilha do Governador e Duque de Caxias) e para todos os cariocas que, por mais que não curtem a batida e o ziriguidum de Rei Momo, acabam por se sensibilizar com um incêndio de tamanha proporção.
Por volta das 7h da manhã desta segunda-feira o fogo começou na Cidade do Samba, destruindo aproximadamente 8 mil fantasias de Portela, União da Ilha e Grande Rio nos 3 barracões das escolas de samba e ainda o barracão da Liga Independente das Escolas de Samba - LIESA, usado em projetos sociais.
Um prejuízo financeiro de aproximadamente R$ 8.000.000,00 mas principalmente, a decepção e a tristeza do ano jogado fora, dados administrativos e o sonho do título indo pro lixo. Ou melhor sendo cremado em alta combustão.
Muitas perguntas serão feitas. Muitas respostas serão vagas e não acalmarão os corações apertados dos componentes, integrantes e das comunidades das escolas de samba onde o samba não são apenas os cinco, seis dias de folia. É a própria essência. A vida!
Mas, como essas comunidades, na maioria dos casos muito sofrida sempre nos ensina: Tudo pode ter um lado positivo. Nesse caso, Portela, União da Ilha e Grande Rio terão a grande oportunidade de mostrar ao Mundo a essência do carnaval. Mas do que ganhar e competir, o importante sempre será demonstrar a sua alegria, felicidade e samba no pé, retornando ao período do "amadorismo" de outrora onde as fantasias e alegorias luxuosas estavam apenas no imaginários dos sonhadores e o que ganhava mesmo o carnaval era o samba no chão e a comunidade guerreira cantando o samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário