domingo, 6 de fevereiro de 2011


Neste domingo, o Rio de Janeiro - poder público, forças policias e sociedade em geral, deu mais um passo na luta contra traficantes e o poder paralelo dominante nas comunidades carentes do estado. Em uma ação que iniciou ainda no início da manhã e contou com 850 agentes da polícia civil, blindados da Marinha do Brasil, 48 pontos de 9 favelas dos bairros do Estácio, Santa Teresa e Catumbi, no Centro do Rio foram tomados em menos de duas horas e trouxeram muita esperança de uma nova vida para aproximadamente 40 mil pessoas.

Com a implantação de mais uma UPP – Unidade de Polícia Pacificadora, o poder público do Rio de Janeiro dá mais um passo contra o narcotráfico no estado, avançando contra favelas do Centro, completando um perímetro de domínio da facção Comando Vermelho. Essa facção vem perdendo muita força com a política de segurança do Governador Sérgio Cabral Filho, que já “pacificou” as favelas da Zona Sul do Rio de Janeiro, duas da Zona Oeste e toda a área da Tijuca , além da invasão épica da fortaleza do tráfico no Complexo da Penha e do Alemão, no final do ano passado.

Essa política de segurança do Rio de Janeiro faz parte de uma política de integração das forças de segurança do Estado e da União Federal. Aliado a ocupação policial, as chamadas “UPPs Sociais” trazem a sensação de fazer novamente parte da sociedade como um todo e o outrora cidadão marginalizado e excluído, agora pode se sentir incluído.

As batalhas são muitas e a guerra contra o tráfico está longe de terminar, porque a polícia expulsa, mas as políticas sociais e includentes fazem com que o exército do tráfico não tenha uma renovação natural. Somente através de educação, saúde, emprego etc os jovens dessas comunidades carentes poderão vislumbrar um caminho digno e dentro das leis da sociedade civil constituída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário