sábado, 25 de abril de 2009

Folha de SP e Dilma


Há alguns meses atrás, o jornal Folha de São Paulo disse que a ditadura no Brasil não foi tão dura quanto as repressões dos outros países latino-americanos, sendo assim, classificada com "ditabranda". Sabe-se de muitos anos que os diretores do jornal Folha de São Paulo sempre foram à favor da ditadura brasileira, inclusive, usando seus carros de reportagem como transporte de militares e presos políticos e de sua redação como base operacional dos milicos. Muito foi falado sobre o caso, porém, apenas para quem buscava informações. A grande massa nunca ficou sabendo de mais um deslize da Folha, deixando claro sua posição a favor da ditadura.
Tempos depois, mais uma guerra ideológica envolvendo a Folha de São Paulo. Desta vez, o embate foi contra a Rede Record de Televisão. Uma grande discussão envolvendo política, religião e ideologias jornalísticas foi travada via imprensa e muitos processos de ambas as partes ainda correm nos tribunais.
Agora, a mais nova mancada da Folha de São Paulo foi fraudar e editar maliciosamente uma ficha criminal da Ministra Dilma Rousseff do DOPS e relacionar equivocadamente a Ministra Dilma ao sequestro, que não aconteceu, do então ministro da fazenda da ditadura Delfim Neto, em 1969. Através de um email recebido pela Folha com a ficha do DOPS de Dilma, a Folha de São Paulo afirmou ter encontrado esta ficha nos Arquivos Públicos de São Paulo, o que não aconteceu, justamente, porque a ministra pediu seus dados ao Arquivo Público e não encontrou nada referente a isso. Adicionado a esse erro grave, a Folha de São Paulo editou uma entrevista dada pela ministra à Folha, relatando sua participação nos movimentos revolucionários contra a ditadura e ainda alterou uma entrevista de Antonio Roberto Espinosa, ex-dirigente do VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) e VAR - Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares), porém nesta entrevista Espinosa nunca disse que a ministra havia participado de ações armadas, sendo aí mais um equívoco maldoso da Folha de São Paulo. O próprio Espinosa desmentiu e repudiou a edição da entrevista concedida a Folha de São Paulo.
A ministra encaminhou uma carta formal ao ombudsman da Folha repreendendo e repudiando claramente tal artimanha jornalística-politica da Folha (que é claramente favorável a candidatura do governador José Serra para 2010). Infelizmente estes fatos tenebrosos da Folha de São Paulo não são noticiados e informados a população da grande mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário