sexta-feira, 17 de abril de 2009

Caos no Transporte


O Rio de Janeiro e o carioca sempre se orgulharam e tiraram sarro dos paulistas pelos enormes engarrafamentos na Terra da Garoa. Mas, ao que parece, o caos no transporte na Cidade Maravilhosa também está próximo. Muito próximo! Nestas duas últimas semanas, os veículos de comunicação tem dado grande destaque a esse neo-problema dos cariocas. Há duas semanas atrás, numa quarta-feira, ocorreu um quebra-quebra na estação da Praça XV das Barcas. Por relatos de passageiros, aparentemente, a Barcas S.A coloca uma pequena quantidade de embarcações, ocasionando principalmente, nos horários de pico uma grande espera, tornando o translado Rio-Niterói ainda mais cansativo e demorado. Esta semana, numa terça-feira, apenas seis dias após o ocorrido nas barcas, o cinegrafista da TV Globo flagrou um ato de desrespeito, pra ficar no mínimo, praticado pelos agentes de segurança da SuperVia, empresa que administra os trens do Rio de Janeiro. Pela TV, ao vivo, cariocas, da Zona Sul à Zona Norte, passando pela Barra da Tijuca e Baixada Fluminense assistiram alarmados os agentes da empresa darem chutes, socos e até chicotadas nos passageiros para a porta poder ser fechada. Meu Deus do Céu! A SuperVia afirmou que os quatro agentes flagrados foram demitidos. Não basta! Demitido deve ser quem treina esses brutamontes! Os agressores deveriam ser presos!
É um absurdo a SuperVia não ter mecanismos eletrônicos capazes de só permitir a saídas dos vagões com a porta fechada! É um absurdo a SuperVia não ter câmeras por todas as plataformas para fiscalizar se esse gesto dos agentes foi excessão ou rotina. É um absurdo a SuperVia ter tão poucos vagões que obrigam os passageiros a ir diariamente há muitos anos igual sardinha nos trens.
O Secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, se mostrou indignado! O governador, Sérgio Cabral Filho, mostrou-se mais uma vez surpreso com tamanho descaso com a população, assim como no ocorrido das Barcas. Agora eu pergunto: E agora? Vai ficar só na base da indignação e da revolta? Sim, porque no caso das barcas, o presidente da Barcas S.A. falou que só terá mais embarcações daqui a dois anos. E no caso dos trens? A população, principalmente da Zona Norte e baixada Fluminense terá que aguentar mais quanto tempo esse absurdo?
Enquanto o governo não tomar medidas drásticas de investimento sobre esses transportes rápidos, teremos cada vez mais ônibus, vans legais e ilegais, ônibus de condomínios, ônibus de aeroportos e rodoviárias e nisso o trânsito ficando cada vez mais caótico!
Soluções Já! Antes que seja comum 100, 150, 200km de engarrafamento como é em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário