quarta-feira, 22 de abril de 2009

MST x Dantas

Como é de conhecimento público o Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiu uma das 13 propriedades do banqueiro, investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, Daniel Dantas. Uma dúvida: é de conhecimento público mesmo?? Porque ao que me consta, ao ser noticiado durante o programa de variedades de domingo da rede Globo, Fantástico, a informação sobre o dono da propriedade não foi dada.
Vendo as imagens da reportagem, as cenas são bárbaras. Levam a um julgamento rápido: MST só tem vândalo e merecem tomar tiro dos seguranças (????). Mas, vamos analisar algumas coisas. Os jornalistas afirmam ter sido feitos de refém pelo MST, mas em nenhum momento aparecem imagens deles na linha de frente do movimento. Apenas atrás dos seguranças (????) da fazenda. O próprio delegado do Pará e o chefe da Casa Civil do Pará afirmaram que os jornalistas não foram feitos de reféns. Por que a Rede Globo não divulgou quem era o dono da propriedade? Por que a rede globo não ouviu os integrantes do MST e os motivos deles terem invadido a fazenda? Por que dizem ter havido "tiroteio" se apenas os seguranças (????) estavam armados e os integrantes do MST estavam apenas com instrumentos de arar a terra. E as imagens mostram os sem-terra caídos no chão feridos à bala e apenas um dos jagunços (!!!!) da fazenda ferido e com uma faixa na cabeça, não indicando ferimento por arma de fogo.
Quero deixar bem claro aqui que não estou aprovando ou deixando de aprovar a ação desse grupo do MST, até mesmo por essa instituição ser muita digna e respeitada e ao mesmo tempo muito grande, que tomou proporções fora do controle dos seus organizadores mas o intuito desta postagem é querer saber por que a maior (e quase única) rede de televisão do país não cobrir um fato importante deste com o devido caráter. Com tamanha falta de critério jornalístico para fazer matéria não faltaram questionamentos sobre a real relação entre a Globo e Daniel Dantas, Gilmas Mendes etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário