sexta-feira, 17 de abril de 2009

Cúpula das Américas


A Cúpula das Américas começou em Trinidad e Tobago com 34 países e o assunto que é debatido de 9 em cada 10 conversas oficiais e oficiosas é o "embargo a Cuba". O presidente Barack Obama é o grande astro do evento, pois é a primeira vez que o Chefe Maior dos EUA se encontra com seus colegas do restante da América. Portanto, encontros entre Hugo Chavez e Evo Morales, principais nomes da "nova" América Latina e grandes opositores da política externa de Washington nos tempos de Bush, com Obama são aguardados com grande expectativa.
Barack Obama sabe da sua condição de astro da companhia de presidentes, mas procura ser o mais aberto a diálogos possível. E para ele, para início de conversa com Cuba sobre o assunto "embargo", deve ter um passo claro dado por Raúl Castro, que seria a soltura de presos políticos. O presidente americano já havia dado o primeiro passo na melhoria do diálogo com os cubanos, quando alterou em partes a política de convivência entre cubano-americanos e seus familiares na Ilha. O presidente cubano, irmão de Fidel Castro, esclareceu que está disposto a conversar sobre "tudo" com os EUA.
Hugo Chavez que tem como um dos hobbys provocar os EUA, dessa vez adotou um tom mais conciliatório e afirmou, ao cumprimentar Obama, querer ser seu "amigo". A maioria dos representantes dos países latino-americanos pede pelo fim do embargo a Cuba, mesmo sabendo que esse é um assunto deveras complexo, porém de grande importância para toda a América.

Um comentário:

  1. P.S.: FHC deve estar se corroendo por dentro. Após Obama declarar que Lula é O CARA (you're the man!). Sindicalista, analfabeto, sem um dedo, mas com popularidade no Brasil em média de mais de 70% e agora, respeitado na Casa Branca.
    Chora, FHC!

    ResponderExcluir