quarta-feira, 1 de abril de 2009

Tortura Nunca Mais


Hoje dia primeiro de Abril, faz 45 anos do Golpe Militar (e civil) de 1964. Apesar de ter sido oficializado como dia 31 de Março, o golpe ocorreu mesmo no dia da mentira! E quem dera se não tivesse sido tudo mentira mesmo! Os direitos dos cidadãos brasileiros foram negados e retirados. O golpe (NÃO REVOLUÇÃO!) foi uma das páginas mais tristes da história brasileira. Porém, como tudo devemos tirar um aprendizado, acho que conseguimos aprender o quanto importante é termos direitos. Sermos regidos por uma constituição, porém nos garantindo direitos básicos como de ir e vir, de expressão e liberdade de imprensa. Os carrascos que pararam o Brasil no tempo economicamente e socialmente, que também perseguiram, torturaram, mataram ( e sumiram) nossos jovens, talvez 24 anos após a abertura política, ainda achem que tudo que fizeram foi importante e essencial para nos livrar das "garras do comunismo". Mas isso apenas é mais um incentivo para termos sempre na mente que a democracia é a base para a formação de uma sociedade igualitária e evoluída economica e socialmente.

As mortes não foram em vão e infelizmente, pelo caminho mais cruel mostraram e sempre mostrarão para as gerações futuras que mais do que aceitar as imposições dos mais fortes devemos lutar por nossos direitos, com muita informação, contra-informação e mobilização de toda uma sociedade cansada pela repressão. As marcas das torturas e mortes deverão estar sempre nas nossas memórias, nunca esquecendo o passado para sempre basearmos o nosso futuro para não cairmos novamente no erro.


TORTURA NUNCA MAIS!

Um comentário:

  1. Triste saber que mesmo passados 45 anos, a "Tortura" continua e ela é gerada justamente dentro dos orgãos responsávis pela defesa dos direitos dos cidadãos do nosso país. Existem formas e formas de tortura...

    Seria o povo brasileiro um povo masoquista???

    Deveria ser talvez ensinado na escola "(...)mais do que aceitar as imposições dos mais fortes devemos lutar por nossos direitos, com muita informação, contra-informação e mobilização de toda uma sociedade cansada pela repressão".

    Parabéns pelas suas susintas colocações... Muito bacana o texto!

    ResponderExcluir